Seis dicas para fazer uma otima redação no Enem

Se você já está estudando há um bom tempo, mas ainda tem dúvidas sobre como elaborar os três pontos principais da dissertação, essa revisão simples e rápida pode ser útil. Para isso, a professora reuniu 6 passos para você fazer uma boa redação e não se perder durante a prova. “O tema proposto geralmente fala sobre o universo jovem e não é costume do Enem exigir aprofundamento”, diz. “Na hora da prova basta manter a calma e prestar a atenção no que está sendo pedido”, completa.

Como fazer uma boa redação no Enem em 6 passos:

Como fazer uma boa redação no Enem: 1) Leitura do enunciado
Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão da professora é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.

Como fazer uma boa redação no Enem: 2) Identificação do tema
Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. A professora destaca que quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.

Como fazer uma boa redação no Enem: 3) Leitura do texto de apoio
Nesta etapa, a professora sugere que o aluno faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identificar a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.

Como fazer uma boa redação no Enem: 4) Identificação de palavras chaves
Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras-chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.

Como fazer uma boa redação no Enem: 5) Montagem do texto
Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer as normas de um texto dissertativo, as suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.

Como fazer uma boa redação no Enem: 6) Solução
Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.

0 comentários:

Postar um comentário